João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

João Adolfo de Souza Guerreiro

Nasceu num Dia de São João, em 1968, no bairro Colônia, em Charqueadas, pelas mãos da parteira Gessy Quadros. É filho do Nery e da Ivone, irmão da Maria Emília, marido da Rosilane, pai da Joana e avô da Beatriz e da Ana Maria (que ainda está na cabine). Saiu igualzito ao pai, sendo gremista desde o ano em que André Catimba deu o famoso salto mortal no Olímpico Monumental e se espatifou no chão, após marcar o gol do título daquele Gauchão, batendo o goleiro colorado Benitez. 

Agente penitenciário aposentado, atualmente é colaborador voluntário da Biblioteca Pública Municipal Professora Vera Maria Gauss, em Charqueadas. Licenciado em Ciências Sociais pela Unisinos, tem pós graduação em Educação e Contemporaneidade pelo IFSul Charqueadas e Sociologia no Ensino Médio pela UFRGS.

Cronista, escreve há quase trinta anos na imprensa da região Carbonífera, tendo contribuído para os jornais Diário de Charqueadas, A Região e, atualmente, com o site Portal de Notícias. Possui um site do escritor, o www.souzaguerreiro.com, hospedado no site literário Recanto das Letras.

Fora sua atividade literária, já tocou, como violonista solo, no Festival Jacuí da Canção com Paulo Rebelo (Menino Esperança) e no CD Bem Simples, com Alberto André. Foi canastrão no grupo teatral Charqueartes, atuando nas peças Doce Vampiro e A sétima Lua.

É sócio do Grêmio desde 2016.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 09/07/2025
Alterado em 09/07/2025
Comentários