João Adolfo de Souza Guerreiro
Nasceu num Dia de São João, em 1968, no bairro Colônia, em Charqueadas, pelas mãos da parteira Gessy Quadros. É filho do Nery e da Ivone, irmão da Maria Emília, marido da Rosilane, pai da Joana e avô da Beatriz e da Ana Maria (que ainda está na cabine). Saiu igualzito ao pai, sendo gremista desde o ano em que André Catimba deu o famoso salto mortal no Olímpico Monumental e se espatifou no chão, após marcar o gol do título daquele Gauchão, batendo o goleiro colorado Benitez.
Agente penitenciário aposentado, atualmente é colaborador voluntário da Biblioteca Pública Municipal Professora Vera Maria Gauss, em Charqueadas. Licenciado em Ciências Sociais pela Unisinos, tem pós graduação em Educação e Contemporaneidade pelo IFSul Charqueadas e Sociologia no Ensino Médio pela UFRGS.
Cronista, escreve há quase trinta anos na imprensa da região Carbonífera, tendo contribuído para os jornais Diário de Charqueadas, A Região e, atualmente, com o site Portal de Notícias. Possui um site do escritor, o www.souzaguerreiro.com, hospedado no site literário Recanto das Letras.
Fora sua atividade literária, já tocou, como violonista solo, no Festival Jacuí da Canção com Paulo Rebelo (Menino Esperança) e no CD Bem Simples, com Alberto André. Foi canastrão no grupo teatral Charqueartes, atuando nas peças Doce Vampiro e A sétima Lua.
É sócio do Grêmio desde 2016.