Já ouvi o bispo Dom Sílvio Guterres Dutra dizer, numa homlia em Charqueadas, que todo o religioso da hierarquia católica pertencente ao clero regular (existe também o clero secular ou diocesano) é um padre (presbítero). Bispo, arcebispo, cardeal, patriarca, todos são padres, de fato. Por isso mesmo chamam o papa de Santo Padre. Assim, quando Dom Zeno Hastenteufel esteve em Charqueadas no final de junho do ano passado, foi como o padre que fundara o CLJ, cinquenta anos atrás.
Ele está na foto acima, junto com pessoas do CLJ local, na Igreja Matriz Navegantes. Não repetirei hoje essa história, quem estiver interessado pode clicar nos links 50 anos do CLJ e A obra de um grande homem para ler os textos que fiz para o Portal de Notícias naquela ocasião. O motivo desta crônica é o falecimento do Padre Zeno, dia 30 de abril, aos 78 anos.
Para isso, solicitei a contribuição do professor e escritor camarense Josinei Azeredo, que esteve na festa de ordenação de Padre Zeno bispo, eis que na época fazia o primeiro ano do Ensino Médio no Seminário São José, de Gravataí. Enviou a pequena biografia de Padre Zeno, que transcrevo abaixo:
DOM ZENO HASTENTEUFEL - BIOGRAFIA
Dom Zeno nasceu em Montenegro, em 14 de junho de 1946, filho de Olindo e Ana Amélia Hastenteufel.
Foi ordenado sacerdote aos 8 de julho de 1972 e bispo em 8 de março de 2002, na Catedral de Porto Alegre. Foi nomeado Bispo de Frederico Westphalen, pelo Papa João Paulo II e, em 28 de março de 2007, pelo Papa Bento XVI, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, tendo renunciado em 19 de janeiro de 2022.
Dom Zeno foi eleito Presidente do Regional Sul 3, na Assembleia Geral dos Bispos, em 2011. Escreveu vários livros, com destaque especial à História da Igreja no Rio Grande do Sul e, também, sobre a imigração alemã. A obra tem o estilo semelhante a um manual, destina-se aos alunos dos cursos de Teologia e de História e também a todos os que queiram conhecer e aprofundar a história da igreja. Pe. Zeno foi Doutor em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e professor de História da Igreja na Faculdade de Teologia da PUC RS. Ao lado das atividades acadêmicas, exerceu intensa atividade pastoral na paróquia São Sebastião, no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre.
Destacado na Pastoral da Juventude por ser o fundador do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) e na Pastoral da Família, com grande atuação junto aos movimentos de casais, particularmente no Encontro de Casais Com Cristo (ECC). Com intenso e fecundo episcopado, Dom Zeno dedicou-se à missão educativa e formativa dos seminaristas e também ao trabalho com as famílias e serviço à juventude. Também mantinha um programa diário na Rádio Aliança (FM 106.3).
Foram mais de 50 anos dedicados à vida religiosa. Faleceu em 30 de abril de 2025, às 4h da manhã, aos 78 anos.
Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.
Fonte:
Orelha do livro História da Igreja Nova Tempos de Cismas e das Reformas, Porto Alegre, 2001, de Dom Zeno - adaptação de Josinei Ricardo de Azeredo. PS - A capela que aparece na capa deste livro (foto abaixo) é aquela em que o Papa Francisco foi sepultado, Maria Maggiore.
Bibliografia do Padre Zeno: