João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Biblioteca x livraria x sebo

 

Gosto de livro

e do Jacuí

O que preciso

está bem aqui

 

Quem gosta de livro inevitavelmente já visitou, ainda visita e continuará visitando esses locais. Sendo assim, uma pergunta surge: qual deles é mais atrativo para um bibliófilo?

 

Na biblioteca tu não precisa pagar pra ler os livros, embora esses nunca lhe pertencerão - a não ser que tu sejas alguém como o ladrão canalha que eu sei que roubou a primeira edição de Harry Potter e A Pedra Filosofal daquela biblioteca... Todavia, todos estarão acessíveis para empréstimo ou para ler no local, mediante cadastro. Nela, tu encontrará um bom número de obras de todos os tempos, algumas edições ou exemplares raros ou difíceis de encontrar no mercado, além de ter coisas diferentes que tu não tinha conhecimento ou nunca imaginaria existir. O ponto fraco são os títulos mais recentes, que nela geralmente ainda não chegam. O ponto forte: muito acessível para a leitura no local. Menção desonrosa: os gatunos e os que "esquecem" de devolver os livros.

 

Já livraria rima com grana, mesmo não rimando, $acou? Tu compra e sai com o livro pra casa, todo faceiro. É teu, vai pra tua biblioteca pessoal. Mesmo não sendo bibliotecas, as maiores tem espaço pra ti sentar e dar uma olhadela nos exemplares antes de $acar o cartão do bol$o, até mesmo numa cafeteria interna, usufruindo de um ambiente muito limpo e cheiroso. O ponto forte: tem os clássicos e as novidades da hora, é mega atualizada. O ponto fraco: tudo cu$ta e tu tens enorme dificuldade de achar algo fora de catálogo, coisa praticamente impossível ali.

 

Sebos geralmente fazem jus ao nome: são "ensebados" mesmo, tem cheiro de livro velho amontoado em local pequeno, mal ventilado e com pouca luz. Por outro lado, é o lugar ideal pra ti encontrar coisas fora de catálogo, verdadeiro paraíso para saudosistas e caçadores de raridades que não são como o ladrãozinho nerd vil e vulgar do Harry Potter. O atendente geralmente é um cara que sabe demais sobre livros, o que tu falar pra ele, título ou tema, conhece, mesmo que por cima - e gosta de conversar a respeito! Até todo o tipo de revistas ou gibis antigos tu encontra por lá. Ponto forte: cu$to menor que o da livraria. Ponto fraco: dificilmente tu vais comprar uma raridade por mixaria, pois o cara entende mesmo do negócio.

 

Qual dos estabelecimentos eu prefiro? Todos! Sou um caso crônico e incurável. Ia mais a livrarias e sebos porque tenho sempre de abastecer minha biblioteca particular com algo novo ou diferente. Atualmente, tenho frequentado a biblioteca pública de minha cidade, por estar, agora, com tempo sobrando.

 

Quais recomendo? Bom, quem curte livros já sabe onde ir, né? Apenas indicarei as minhas preferidas:

1 - Biblioteca: a Biblioteca Pública Municipal Professora Vera Gauss (foto acima), em Charqueadas, no Parcão. Tenho achado muita coisa boa por lá e é um local amplo, ventilado, sortido, mui bem iluminado e organizado, com bibliotecária e auxiliar, o que conta muito para um equipamento cultural destes. Um outro motivo, parafraseando Fernando Pessoa, é que "O Amazonas é o mais belo rio que corre pela minha pátria Mas o Amazonas não é mais belo que o Jacuí que corre pela minha aldeia Porque o Amazonas não é o Jacuí que corre pela minha aldeia". E a Vera Gauss é a biblioteca da minha aldeia.

2 - Livraria: se tu deseja uma das grandes, que tem de tudo, eu recomendo ir à Leitura do Barra Shopping, em Porto Alegre. Depois que a bela Cultura do Bourbon Country decaiu, é a que prefiro na capital. Se tu quer as especializadas, daí terás de procurar pelo Centro, que tem várias - como a Bamboletras (Lima e Silva, 776), excelente em humanas, artes e literatura. Menção honrosa: a encantadora Livraria Miragem (foto abaixo), em São Francisco de Paula, uma visita obrigatória para quem ama livro.

3 - Sebo: sebo é mato na capital e em qualquer outra grande cidade. Eu gosto do Beco dos Livros, na Rua da Praia, perto da Casa de Cultura Mário Quintana: enorme, com muita variedade de títulos.

 

Finalizando, deixo um recado para o ladrãozinho gatuno nerd canalha vil e vulgar de A Pedra Filosofal: devolva o que não é teu para o público, antes que a gente vá buscar...

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 30/08/2023
Alterado em 31/08/2023
Comentários