João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Dia do Charque na Semana Farroupilha e o coronel Leão

 

Em 17 de agosto de 2021, a Câmara de Vereadores de Charqueadas aprovou projeto da vereadora profª Paula Ynajá instituindo o 18 de setembro como o Dia do Charque na cidade. A data, para além de criar uma efeméride relativa à história e ao nome do município, não foi escolhida aleatoriamente: referia-se ao dia da morte do coronel José Manuel Leão, líder farroupilha e charqueador, que tombou em combate contra as tropas imperiais em 18 de setembro de 1839, em sua charqueada localizada nas proximidades da confluência do Rio Jacuí com o Arroio dos Ratos.

 

Logo, a data tem tudo a ver, pois ocorre durante a Semana Farroupilha na cidade de Charqueadas e une a homenagem a um rebelde farrapo com o primeiro ciclo econômico do município, sendo que o referido coronel era pioneiro charqueador por essas bandas. No próximo domingo, portanto, será a segunda vez que o Dia do Charque será comemorado em Charqueadas, passados um ano e um mês de sua criação e 183 anos do falecimento do coronel Leão. Esse, é bom lembrar, é um dos grandes - quiçá o maior - vultos da história local que é ignorado na cidade, eis que não existe beco, rua, avenida, praça, escola ou entidade que leve seu nome. O Dia do Charque, em parte, faz, consequentemente, justiça à importância de sua biografia, assim como os livros do jornalista e historiador Saldino Antônio Pires - que podem ser encontrados na Biblioteca Pública Municipal Profª Vera Gauss.

 

Se tu achares charque para comprar em Charqueadas no domingo, prepare-o lembrando deste herói farroupilha, pois, afinal, o 20 de Setembro foi o precussor da liberdade e o coronel Leão mostrou valor e constância naquela ímpia e injusta guerra, servindo suas façanhas de modelo a todos nós. 

 

Um bom fim de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se e fiquem com Deus.

 

 

PS - Nunca é demais chamar a atenção para um equívoco que há muito é repetido: atribuir-se, erroneamente, a paternidade do famoso dramaturgo triunfense Qorpo Santo (1829-1883) ao coronel Leão. A propósito, para os interessados, deixo artigo do genealogista Diego de Leão Pufal para o jornal Portal de Notícias sobre o assunto, intitulado "Qorpo Santo: um pouco de suas origens" - http://https://www.portaldenoticias.com.br/noticia/899/qorpo-santo-um-pouco-de-suas-origens.html

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 16/09/2022
Alterado em 16/09/2022
Comentários