João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Oito anos de Portal de Notícias

São 15h28min agora e o sol entra luminoso pela janela da biblioteca. A chuva que caía desde a manhã deu uma parada. Ontem calor, agora chuva e temperatura em queda: assim inicia e varia o inverno gaúcho. Algumas pessoas se animam nas redes sociais, vejo, dizendo que a tal praga de ganfanhotos da Argentina será desvida do Rio Grande pela frente fria e a chuva; outras, falam que a chuva faz as pessoas permanecerem em casa, o que diminuiu a circulação do vírus. Nesse contexto escrevo sobre os meus oito anos no Portal de Notícias.

Na verdade, tenho duas datas como referência inicial, então sempre escrevo em algum dia entre elas. A primeira vez que publiquei um texto aqui foi em 9 de junho de 2012, o artigo sobre cultura intitulado "Marilyn Monroe, o ícone pop do século XX" (por isso a foto acima);  a segunda vez, naquele mesmo ano, foi dia 3 de julho, o artigo sobre política "O que realmente interessa nessas eleições?". Entretanto, foi a partir do texto do dia 3 que comecei a colaborar regularmente com o jornal, na versão impressa das terças-feiras. Logo, as duas datas são, para mim, marco pessoal da contribuição.

Hoje escrevo basicamente crônicas, sinceramente mais ao sabor de meu gosto pessoal, embora ainda, por vezes, produza uns artigos. Por isso o nome "Crônicas & Artigos" para esse espaço de opinião. Venho basicamente do jornalismo regional impresso, no qual atuo como escritor semiprofissional desde 1998, por nele exercer atividade não remunerada. É, logo, uma paixão, uma dessas coisas boas da vida que a gente faz por prazer, divertimento e para dar a sua contribuição social. Adoro jornal impresso, sou um homem do século XX enfrentando as borrascas e mudanças do século XXI, adaptando-me. A primeira delas, no Portal, foi quando, em dezembro de 2017, ele passou a circular apenas na verão online, na Internet. Escrever para site é diferente de escrever para impresso, pois aqui o tal "feedback" é na hora e maior (o Cauê Florisbal me avisou disso); antes, praticamente inexistia, pois as pessoas tem mais aptidão para comentar numa rede social do que para te dizer algo ao vivo, quando te encontram. Anteriormente, em outubro de 2014, o Portal parou de ser bissemanal e fui para a edição única, às sextas-feiras, mas isso não me afetou em nada.

Agora publico às terças e sextas, oficialmente. Na internet isso é fácil, pois não existe a limitação editorial física da comunicação em papel. Ou posso escrever outro dia, também, como hoje. Na verdade mantenho os dias fixos por vir do jornal impresso, onde tal era determimante. É por costume, mesmo, mas os flexibilizo à medida em que vou me adaptando à nova mídia e sua liberdade de tempo e espaço editorial.

E era isso, Agradeço a direção do jornal Portal de Notícias pela confiança e pelo espaço nesses anos e espero produzir textos que, de alguma forma, sejam úteis aos leitores.

PS - Uma curiosidade que, esses dias, atualiza aquele meu primeiro artigo sobre a Marilyn Monroe e que eu quero compartilhar com vocês. Fiz uma brincadeira na linha do tempo de meu perfil no Facebook, postando a cada dia uma foto, sem nome, de 11 personalidades que admiro. Pois não é que a Marilyn ficou em segundo lugar? Só perdeu em número de curtidas para o saudoso ex-vereador Jorge Afre, pois esse é daqui e mobiliza mais as pessoas. E vejam que na minha lista coloquei também Jesus (*) - o terceiro em curtidas -, Gandhi, Chico Xavier, Bertrand Russell, Marx, Bukowski, papa Francisco, Jimmy Page e Renoir. Realmente, ela ainda é um ícone pop de forte expressão popular. Deixo um link para o artigo mencionado, para quem possa ter se interessado: https://souzaguerreiro.com/visualizar.php?idt=3714489.

 (*1) - Coloquei uma imagem não tradicional de Jesus (loiro, cabelos longos e lisos e de olhos azuis), mas sim a que foi produzida em 2001 por cientistas forenses para um documentário da BBC/Dicovery, a partir do crânio de um judeu daquela época, que chegou à imagem de um homem moreno, de olhos e cabelos (curtos e encaracolados) escuros. Logo, como não nominei as fotos, muitas pessoas não o reconheceram, por óbvio, senão certamente seria o mais curtido, disparado. Ao contrário do que disse John Lennon certa feita, ninguém é mais popular do que Jesus: Ele é hors-concours.


Texto publicado no site do jornal Portal de Notíciashttps://www.portaldenoticias.com.br/colunista/53/cronicas-artigos-joao-adolfo-guerreiro.html
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 25/06/2020
Alterado em 26/06/2020
Comentários