Buenas, ir a Torres e não caminhar até os Molhes do Rio Mampituba (foto) é imperdoável. Dali se tem uma vista ampla do rio, da Praia Grande de Torres e da praia de Passo de Torres, Santa Catarina. Por falar nisso, ir até a Ponte Pencil (foto abaixo) é também obrigatório né! De lá é só pra atravessar para Passo de Torres e ir num restaurante chamado Recanto ("O lugar faz parte do sabor"), às margens do rio que, diga-se, não é grande coisa, meio fedido e sujo, mas com um ótimo entorno, cheio de restaurantes, pizzarias, bares, etc.
Como eu falei em praias de Torres (todas com água limpa), devo dizer que eu preferi tomar banho na Prainha (em frente ao Morro do Farol) e na Praia da Guarita, a mais bacana indiscutivelmente, entre os morros da Guarita e das Furnas. Paradisíaca!
Nas praias da Cal e Grande é bom também, principalmente a segunda, onde grande parte do pessoal vai.
E tem o passeio do barco Marina até a Ilha dos Lobos e a Guarita, saindo do rio e seguindo pelo mar. O preço é meio salgado, 50 reais por pessoa por 1 hora de passeio, mas é uma vista bonita, garanto. Acontece a semana toda, três vezes ao dia.
Qualquer informação sobre a cidade tem a Casa do Turista, bem no centro, na Av. Barão do rio Branco, com mapas da cidade e tudo sobre Torres e suas opções de lazer, gastronomia e hotelaria.
Foto - Harleyson Almeida (Praia da Guarita)
Foto - http://www.telenews.xpg.com.br/tntNobel.html
Uma outra dica é pra gente como eu, que adora uma livraria.
A Nobel é a melhor da cidade, dois pisos, muito confortável e bonita, com uma cafeteria que dá para a calçada e é um local bastante agadavél para se ficar lendo, desde que seja pela manhã ou no final da tarde, por causa do sol. Na parte interna dá pra permanecer o dia inteiro, pois o ambiente é climatizado.
Não é uma Cultura do Shopping Bourbou Country de Porto Alegre, mas é de ótimo nível, bem sortida e dá pra ser muito feliz la dentro. Localizada no centro, na Av Borges de Medeiros, 24 e abre das 10h às 22 h.
Tem outro livraria no centro, que fica aberta até meia-noite, a Super Livros, na Avenida Barão do Rio Branco (*), que, embora não se compare em estrutura e conforto com a Nobel, é bem mais sortida no íntem revistas e jornais.
(* A propósito, curiosa essa avenida, ela corta a cidade em duas, da BR 101 até beira do mar, mas tem três nomes: Castelo Branco, logo que inicia, junto a BR; Barão do Rio Branco, no perímetro urbano e, depois da Praça XV de Novembro até o mar, Rua XV de Novembro. Interessante, mas nem o Barão nem o presidente nasceram em novembro, eh eh eh eh - não resisti à piada)
Foto - Ale Grassi - http://www.flickr.com/photos
Outro ponto agadável em Torres é o Doce Art Café, no centro, entre a Praça XV e o Banrisul (na foto abaixo, entre as árvores).
À noite um rapaz toca no violão acústico ali, um som bem legal, rock, um timbre e estilo bem interessante de voz e violão, gostei muito. E o local. claro, é também bem bacana, os cafés são legais, vale a pena conferir.
Um dos quiosques bacanas da beira mar da praia de Torres é o Schatel, onde o atendimento é muito bom (os garçons são legais e atenciosos) e a música ao vivo que rola é uma MPB, pop e rock na voz e violão executados pelo dupla Aprígio e Enedir (foto).
Eles dividem o espaço da Schetel com o quisque do Thiaguinho, bem interessante isso. E, em algumas canções, inclusive, tocando juntos, com o Aprígio metendo uns solos expressivos de guitarra e o Enedir fazendo vocais.
O Enedir é de Torres e toca um som mpb e pop tipo músico de bar das antigas; já o Aprigio tem o melhor timbre de violão (um Martin!!!) da praia, pelo que eu escutei por lá ( e olha que eu ouvi também o guitarrista do Indústria Nacional e o Rossano Duary na praia). Ele, segundo o dono do quiosque, morou 5 anos dos EUA e trouxe 17 guitas de lá.
É quem toca melhor Wish You Were Here em Torres, e cito essa canção pois é a mais tocada na praia, em todo bar tu ouve ela. O timbre do Martin vem grande e gordo nos bordões no riff incial da canção. Uau! Também toca muito bem Casa e Adivinha O Quê do Lulu Santos e, para meu gande deleite, Thank You, do Led Zeppelin. Uau2!
Uma parada bem gostosa para a noite em Torres, sentindo o vento vindo do mar, tomando uma cerveja, ouvindo um som.
Foto - http://fecomercio-rs.org.br/agencia-noticias-detalhe.php?editorias=6¬icia=16406
Legal o show do Marenco ontem à noite no centro de Torres. O público cantou junto, enquanto o cantor e seu grupo estavam vá água mineral em cima do caminhão/palco do SESC - Fecomércio. Também, todos pilchados, com o calor da noite de verão!!!
Ao final, ele saiu do palco e o povo começou a cantar o hino do RS. Ele voltou e mandou ver. Muito simpático o artista, muito bom o show.