João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
05/01/2016 11h26
Jornalismo Chapa Branca pró Sartori na ZH

Foto: Félix Zucco - RBS

No Jornal Zero Hora de ontem (04.01.2015), na página de Rosane de Oliveira (p.8), uma matéria chamou minha atenção: "Teste no litoral", com a foto acima. O texto destaca que o governador do RS José Sartori (de bermuda preta) testava sua popularidade na praia de Torres, com um adendo sutil: "Cumprimentou um casal, filhos de funcionários públicos", dando à interperretação de que eram servidores estaduais e de que se trata do casal que aparece na foto. 

Então tá, a popularidade do governador anda alta, como dá a entender ZH, até entre os parentes de funcionários públicos estaduais por ele duramente espezinhados em 2015. Isso mesmo com as pesquisas indicando 68.5% de avaliação negativa de seu desempenho como governador (pesquisa Correio do Povo/Methodus, Out 2015, em Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul e Canoas).

Mais chapa branca nem no Diário Oficial!

Contextualizando a notícia:

Torres é uma cidade onde o pessoal de Caxias do Sul, terra de Sartori, vai muito. Caxias é a única que avaliou positivamente seu governo (52.7%, Correio do Povo) e lá foi onde o "Gringo" fez 79.29% no segundo turno (site G1) e Aécio Neves, candidato que apoiou à presidência, 70.83% (site Gazeta do Povo), em 2014. Na própria Torres, cidade onde podemos encontrar sob a mesa dos cafés fotos com Yeda Crusius e Geraldo Alckmin tomando cafezinho, Sartori fez 64,94% e Aécio 57.6% no segundo turno (el2014.clicrbs.com.br), mesmo o município sendo governado pelo PT. Logo, é um lugar muito "favorável" a fim de se generalizar um "teste de popularidade" positivo em desacordo com as últimas pesquisas.

Ademais, os "filhos de funcionários públicos" da foto bem que poderiam ser CC's da prefeutura de Caxias do Sul, administrada pelo PMDB. Quem pode saber? Até porque hoje só se encontra três tipos de funcionários públicos estaduais: 1 - os que dizem que não tem culpa, pois não votaram no Sartori; 2 - os que estão revoltados e renegam arrependidos o voto que deram pro Gringo; 3 - os que guardam um completo silêncio sobre o assunto.

Nesse sentido, a foto em Torres e a menção aos "filhos de funcionários públicos" soa como uma tremenda forçação de barra a fim de passar uma imagem positiva. Talvez mais representativas do momento atual da popularidade do governador gaúcho sejam as vaias que o mesmo recebeu em recente solenidade de posse dos novos diretores de escolas estaduais. Ali, sim, estavam os funcionários públicos em pessoa, que não acham graça de piadas sobre o piso na Tumelero...

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 05/01/2016 às 11h26