João Adolfo Guerreiro

Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.

Áudios

Redemption (Demodelic - CD Encanto da Terra)
Data: 30/11/2009
Créditos:
Composição - Edson Kbça

Guitarra e voz - Edson Kbça
Guitarra e voz - Rafael Nunes
Baixo - Vinícius Lara
Bateria - Daniel Neves

Banda Demodelic


CD Encanto da Terra
Linha Popular
(IV Mostra de Música de Charqueadas)


O CD Encanto da Terra, selecionado em novembro de 2007 durante a IV Mostra de Música de Charqueadas e lançado em dezembro de 2008, dá um apanhado geral do som que se faz em Charqueadas. Estou me referindo ao CD da linha popular, com 12 músicas. Também há o CD da linha nativista, que não será objeto desse texto.
Assim como fiz em junho com o CD inédito Claridade, de Alberto André, vou estar publicando aqui agora em novembro para os leitores e escritores do Recanto das letras as canções que compõe o Encanto da Terra.
Vou passar então a falar algo sobre as canções que o compõe:


AMANHÃ (rock)-
Composição de André Dorneles (baixo). Tem a participação do guitarrista André Miller e do baterista Eduardo Scheid, experientes músicos locais e membros da banda Poeira da Estrada. Júnior Dihl faz voz e violão. Eles costumam tocar na noite de Charqueadas, geralmente no bar Paredão. Um bom grupo de músicos executando uma boa canção. O que podemos querer mais?

EVOLUÇÃO (rock) - Outra boa banda, Neozine, que toca essa canção de Rafael Monte. Também conhecidos pela alcunha de "Os filhos do Curió" (eh eh eh eh, Curió é pai do Rafael, conhecido artista plástico daqui, e um dia um cara foi apresentar eles, esqueceu o nome dabanda e os chamou assim). Particularmente, gosto muito do som que eles fazem e da temática das letras, bem legais e engraçadas. Essa letra é muito boa, gostei da reflexão sugerida por ela. Tem futuro os guris.

ALMAS ANTIGAS (blues) - Na minha opinião, a melhor canção do CD. Boa composição, com solos de guitarra expressivos. A canção é de Sílvio Luis (guitarra), aqui acompanhado por Luciano Noll na bateria e Edinho Lacerda no baixo. A banda se chama Projeto Ouro Verde e faz shows em Charqueadas.

PRA TOCAR RAUL (rock) - Olha aí os "Filhos do Curió" de novo. Rock'n roll puro, gravado em alto astral. Essa canção é um achado e a Neozine é a melhor banda surgida em Charqueadas nos últimos anos, tocando material próprio. A música é do Rafal Monte, bom compositor o guri. Ouçam e se deliciem. É apenas rock'n roll, mas eu gosto. Raul Seixas também gostaria, creio eu.

INVASÃO (Rap) - A voz da periferia, discursiva, politizada, ideologizada, bem ao estilo Rap. O pessoal é do "Mutirão", ou Parque das Laranjeiras, uma vila da periferia de Charqueadas. O texto é o forte desse tipo de canção e as coias não são ditas à toa.

GAMEI (pagode) - Se a Poeira da Estrada é o primeiro nome que vem à mente quando se fala em blues em Charqueadas, se falarmos pagode o primeiro que surge é o do pessoal do Samba Vip. Tocam bem os caras, representam bem o som típico ao estilo e o som que obtém é de qualidade.

VENDEDOR DE BÍBLIAS (blues) - Outro bom blues dos caras do Projeto Ouro Verde, uma letra simples mas que faz a gente pensar um pouco. Sempre que ouço eles lembro do Steve Ray Vaughan, daquela voz rouca dele. Ouçam o solo dessa música, bem legal, com feeling e expressividade.

CABELOS VERMELHOS (sertaneja) - Taí o meu amigo Alex Camboim bem acompanhado de um time fera de músicos da cidade. Uma canção sertaneja apaixonada. Cebelos vermelhos... imaginem só a inspiração pra uma música dessas, eh eh eh eh. Alex, tudo de bom na carreira, sucesso cara.

CONTRA O PRECONCEITO (Rap) - Mais uma letra politizada, ao estilo. Realmente, o texto aqui é arma cultural de expressão.

REDEMPTION
(heavy rock) - Grande Demodelic, sou fã dos caras. O público heavy está fazendo musica de qualidade na cidade, com bandas avançando legal num trabalho próprio. Vida cultural inteligente. Tem um bar aqui, o Bar do Tonho, que só rola o som pesado. Tem shows legais lá, de vez em quando eu vou. No sábado mesmo (28.11.09) teve A Noite do Ruído e a Demodelic tocou, pena que eu não pude ir. Curtam o som dos caras.

OLGA (balada) - Essa canção de minha autoria onde toco violão solo e base na gravação e minha mãe faz os vocais já está publicada aqui no RL:
www.souzaguerreiro.com/audio.php

PESCADOR DE LAMBARI (pop) - Finalizo as canções do CD Encanto da terra com esta canção do Alberto André onde toco violão solo. Foi uma honra tocar e gravar com esses caras: Beto e Alemão, do seminal grupo Voz Ativa, banda antológica de Charqueadas; e como Edinho, que toca no Poeira da Estrada, outra grande banda local que gosto muito. Curtam o som, em versão nova, já que a publicada anteriormente aqui no RL é a do CD Bem Simples, onde só eu e o Beto tocamos.
 
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 12/10/2009




Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras