João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Faltam 12 dias para o Natal

 

Faltam 12 dias para o Natal. Tivemos recentemente o segundo Domingo do Advento, e esses dois domingos iniciais estão no que se chama de "Advento da vinda definitiva", a primeira parte do período, que vai do primeiro domingo até o dia 16.

 

A segunda parte do período é o "Advento natalício", e vai do dia 17 até a véspera do Natal, 24, abarcando mais dois domingos. O Natal é um tempo que vai do Primeiro Domingo do Advento (data móvel, quando se montam a Coroa do Advento, os presépios e as árvores) até o Dia de Reis, 6 de janeiro (quando se desmontam os enfeites natalinos): dia 25 é o apogeu, data convencionada pelo cristianismo antigo para marcar o nascimento de Jesus, cujo dia não é precisado na Bíblia.

 

Papai Noel ou São Nicolau? Com o nascimento de Jesus em mente e no centro de tudo, creio que tanto faz, pois tudo vale a pena, se a alma não é pequena, como escreveu o poeta. Importante é saber das coisas como foram e como são, não ignorar toda a história por trás do Natal, as modificações e acréscimos através do tempo, influenciados por diversas culturas.

 

Não é porque o Natal do Noel é cooptado pelo comércio natalino que não podemos usufruir desta simbologia mantendo o verdadeiro espírito desta efeméride. Quando temos a ciência exata das coisas, podemos jogar com elas sem perigo algum de distorcer o sentido da data. Natal, na sua acepção mais abrangente possível, é amor e paz em família e fraternidade social; na mais específica, o nascimento de Jesus. É isso, penso.

 

Faltam 12 dias para o Natal.

 

Imagens: acima, Biblioteca Municipal Vera Gaus, em Charqueadas RS; abaixo, Coroa do Advento e Biblioteca Municipal Romeu Lombardi, em Charqueadas RS.

 

 

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 12/12/2023
Alterado em 25/12/2023
Comentários