João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Legado

Teu legado é todo o dia que nasce e todo o sol que surge, na janela da casa ou na montanha junto ao mar. Teu legado será teu último suspiro no derradeiro dia de tua velhice avançada. Teu legado será a vida vivida.

O que fica de um homem? O que importa? Nada. Importa é sua passagem nesse plano físico num dia de sol que valha a pena, mais do que isso é muita e tola vaidade. Quem contribui com a paz no mundo, promovendo-a no cotidiano, já faz grande coisa para a humanidade, pois o fardo da liderança é destino, não graça. É dever e tarefa, não privilégio. Quem deturpa isso, corrompe-se e consome-se.

O sol e o riso de uma criança serão teu legado e isso te basta, pois não são teus e são e serão tudo, oriundos do amor e do bem que fizestes. Não temos, nenhum de nós, essa importância toda que supomos, eis que tudo se perde na poeira do tempo nesse plano físico: homens, vidas, nações, povos. Todo o poder e grandeza são ridículos por efêmeros e quando idolatrados para além de sua utilidade prática no presente para a paz, para o sol e para o riso das crianças. É a mesma coisa que erguer altares para louvar os tijolos de sua casa. São apenas tijolos, pessoa tola, assim como tu és apenas um ser humano.

Tua vida não vale mais para a natureza do que o teu sorriso de satisfação sobre o farol, e olha que isso é um momento só teu, tudo o que podes de fato e de concreto esperar gozar nessa vida. Não é pouco, pois por trás desse sorriso estará a satisfação por muita coisa realizada e bem vivida. Eis a felicidade, meu caro e minha cara. O resto é apenas passar a bola adiante para os outros, redondinha e, de preferência, na frente do gol, para que eles possam gozar também. Acha pouco? Tem os que a recuam no pé do adversário, prejudicando o seu time. E teu time é a sua vida, creia. Pois sem ele o teu momento de sorriso pode ser inviabilizado e tu passarás por aqui esperando apenas o alívio da eternidade infinita.

O mundo onde habitas é uma esfera finita que gira sem parar, orbitando pelo infinito indecifrável e ininteligível uma bola de fogo finita, nunca esqueça disso.
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 14/04/2021
Comentários