João Adolfo Guerreiro

Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.

Textos


O som de Charqueadas


Da idéia de fazer uma crônica subjetiva sobre a história recente da música popular em Charqueadas, acabei colocando esses áudios aqui no Recanto, a fim de dar pra vocês uma idéia do som que se produziu aqui nos últimos 25 anos.

Com execeção de dois artistas (aqui citados como MPB), deixei o pessoal da música gauchesca e nativista de lado, visto que daria muita coisa e, por outro lado, não tenho em mãos muito material gravado deles. Também o pessoal do samba, do regae e do sertanejo deixei pra outra oportunidade. Centrei, então, no MPB, no pop e no rock daqui destes “pagos carvoeiros” (*).

Os aúdios estão aqui na minha página do Recanto, para os interessados. Abaixo cito os músicos e grupos que separei para este trabalho.

Tem muito mais gente, mas resolvi delimitar um universo representativo dentre aqueles que tem registro gravado, selecionando também a partir do meu gosto pessoal.

 

VOZ ATIVA – (MPB) Grupo de “MPB nativa”, digamos assim, surgida no final dos anos 70. Dele saíram músicos como Alberto André e Paulo Araújo (Alemão), que continuaram depois um trabalho na cena local. Este grupo teve um trabalho de repercussão na região e no estado, colocando até um clip na edição estadual do Fantástico (uma espécie de Teledomingo que havia na época). A canção que coloco nos áudios é Forró Estilizado, a música do tal clip, incluída no compacto em vinil que a banda lançou em 1983 (o primeiro de música jovem gravado na cidade).

 

OS PIONEIROS – (MPB) O nome deste grupo de música regionalista é bem apropriado, pois foi a primeira gravação em vinil de artista local, em 1982, também um compacto em vinil. Selecionei a música A Vida do Mineiro, que fala da dura rotina desta categoria profissional que nas décadas de 70 a 80 foi a base da economia local. Morria muita gente na mina, e a canção retrata bem isso.

 

ALBERTO ANDRÉ – (MPB - Pop) O “Betinho”, ex- integrante do seminal Voz Ativa, toca regularmente à voz & violão nos bares locais e é o artista daqui que mais registros gravados possui. É músico profissional, cantor e compositor, sendo também um grande articulador do movimento cultural e musical da cidade. Estou tocando com ele atualmente. Escolhi músicas dose seus três trabalhos posteriores ao voz ativa: Me Faz Levitar (LP vinil Íntimo – 1991), Lâmina do Aço (CD Outros Tempos – 1998) e Ciça Cecília (CD Bem Simples - 2006).

 

ANDRÉ MILER – (Rock – Pop) Guitarrista e compositor, também toca em bares no esquema voz e violão. Grande instrumentista, já tocou com muita gente por aqui, participando de muitas gravações de outros artistas. Selecionei quatro músicas dele: Espero por ti (CD da Mostra Encanto da Terra – 1999), Inverno (CD II Mostra Encanto da Terra – 2000) e os instrumentais Púrpura e Prelúdio (CD Intrumental – 2001).

 

LUCIANO SOUZA – (Pop) Artista de muita musicalidade, toca vários instrumentos, com destaque para violão e teclados. Também tocou no esquema voz & violão na noite, como músico profissional, e atualmente está em São Paulo, Itú, atuando como o nome de Luciano Belgrado. É um compositor pop de muito talento e criatividade. Separei pra vocês as canções Momento (CD Mostra Encanto da Terra - 1999), Alguém e o Tempo (CD II Mostra Encanto da Terra – 2000) e Canção do Mar (CD Lu Souza – 2004).

 

MANOEL LEONARDO – (MPB) Cantor e compositor há mais de vinte anos participando do circuito de festivais daqui da região, já tocou em conjunto de baile. Separei pra vocês ouvirem Água e Pedra (CD Mostra Encanto da Terra – 1999) e Brasileiro Bacana (CD Brasileiro Bacana – 2001).

 

BANDA POEIRA DA ESTRADA – (Blues) – Muito boa banda, possui canções legais com letras inspiradas. Continua na ativa, tocando na região metropolitana. Separei duas músicas: Homem Ferido (CD II Mostra Encanto da Terra – 2000) e Toda Tua é a Vida (CD Poeira da Estrada – 2002).


PAULO CAMBOIM
- Outro veterano cantor e compositor de Charqueadas, participante ativo de festivais da região. Popularmente conhecido como Paquera.  Coloquei aqui a música Americanos (CD Mostra Encanto da Terra - 1999).


ALEX CAMBOIM
– (MPB) Jovem cantor e compositor nativista e gauchesco, ativo no circuito regional. Vou mostrar pra vocês as canções Um Canto de Paz (CD Mostra Encanto da Terra – 1999) e Traçando Rumos (CD Traçando Rumos – 2000).

 

LOS RODRIGUES – (Punk) Aqui em Charqueadas existe um movimento de punk rock bem ativo e organizado, acontecem shows coletivos com frequência. A banda Los Rodrigues, já extinta, teve uma atuação expressiva no final dos anos 90 e início dos 2000. Legal o som dos caras, cheio de energia. Coloquei aqui pra vocês ouvirem Um Homem Fora da Lei (CD Punkhardcore, Cerveja e Diversão – 2002).

 

THE PUNISHERS – (Punk) Outra banda inativa, mas que tinha um som legal. Coloco aqui porque a música que selecionei é das minhas preferidas, Nunca Fale de Amor Para Mim, do CD da Mostra de Música Encanto da Terra de 1999.

 

FÚRIA DO TEMPO – O pessoal da FDT já não está mais junto. Mas essa música, Milionário de Manhattan, é hilária. Está num CD demonstrativo que eles gravaram em 2003.

 

 

 

(*) – Charqueadas é uma cidade de 35 mil habitantes a 56 KM de Porto Alegre. O povoamento remonta ao século XVIII, mas foi emancipada somente em 1982. Além da atividade que lhe dá nome, a produção do charque bovino, a cidade também teve os ciclos econômicos da extração de carvão mineral (dos anos 50 aos 90) e metal mecânico (à partir dos anos 70 até hoje). O maior pólo prisional do estado está localizado em Charqueadas, com uma população de quase 5 mil presidiários distribuídos em seis estabelecimentos penais. Por tal configuração econômica, a cidade apresenta uma história demográfica bastante dinâmica até hoje. Na década de 70 a cidade teve um crescimento populacional de mais de 150%.


----- * -----


Acessem também:
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=626736 
Triplix de Malu Novo.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 22/08/2007
Alterado em 30/08/2007
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras