João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
17/12/2007 00h38
Falece escritora infantil gaúcha Maria Dinorah
Deixo aqui a matéria do Jornal Zero Hora,
para registrar no Recanto. Minha esposa conhecia o trabalho dela.

Carlos André Moreira - Zero Hora

Morreu neste sábado no Hospital Luterano, em Porto Alegre, a escritora e poeta Maria Dinorah Luz do Prado, conhecida de gerações de leitores apenas pelo nome de Maria Dinorah. Ela tinha 82 anos e morreu em decorrência de complicações respiratórias. A cerimônia de despedida foi realizada às 12h deste domingo no Crematório Metropolitano.

Maria Dinorah nasceu em Porto Alegre e passou a infância em Colônia de São Pedro, distrito de Torres, no Litoral Norte. Professora por formação, foi uma pioneira na literatura infantil e infanto-juvenil do Estado e na própria aproximação dos autores para crianças com as escolas. Com mais de cem livros publicados, entre prosa e poesia, estreou na literatura nos anos 1960, e pelas décadas seguintes se tornaria um dos autores mais lidos pelas crianças e jovens e idade escolar. Muitas de suas obras foram ilustradas por Luiz Alberto Prado, seu filho, arquiteto e artista plástico

Em seus livros, Maria Dinorah abordou questões como leitura, questões sociais e ecologia — ainda em vida a escritora recebeu a homenagem de dar nome a uma biblioteca ecológica em Porto Alegre. Dentre suas dezenas de livros, merecem destaque A Coragem de Crescer, Panela no Fogo, Barriga Vazia, Poesia Sapeca, Dobrando o Silêncio e Giroflê Giroflá.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 17/12/2007 às 00h38