João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Charqueadas: crônica cultural

Viver o cotidiano de uma cidade é curtir as coisas que acontecem dentro dela, principalmente sua atividade cultural. Por esses dias pude ver algumas iniciativas bem interessantes.

Começo pela mais recente. A Escola de Idiomas CNA promoveu, domingo passado, uma mostra de vídeos com shows de rock no Live Studio em Charqueadas. Dentre esses vídeos, foi apresentado “Friday the 13th – Jason Takes Charqueadas”, uma paródia trash da conhecida série de filmes Sexta-feira 13. O vídeo, editado por Eduardo Barbosa e escrito e dirigido por Peter Albert, tem 54 minutos e pode ser acessado em www.youtube.com/watch?v=k0YRBgmg4j0. Hilário, rodado em vários locais na cidade e usando moradores como figurantes.

Dentre as cenas mais emocionantes e divertidas, temos Jason invadindo o Bar do Tonho no encalço de uma moça e enfrentando o proprietário e seus clientes. A perseguição ainda se estende pelas escadarias da Turbogames e do Hangar Center, obviamente com final trágico para a guria. Outra cena legal é o encontro do serial killer com o Pablito Rocker Leotte (foto acima) no calçadão do Parcão, de “morrer” de rir. Para não falar muito e entregar justamente o que é mais engraçado no filme, ou seja, ver os locais da cidade por onde o monstro circula em sua fúria assassina, cito apenas o massacre que ele perpetra na Granja Kafer, possivelmente por não gostar de ouvir canções dos Beatles...

E falando do filme e do Live, lembro que numa outra sexta-feira (não 13, mas 9), de muita chuva, o Dyego Gheller, recém chegado de sua turnê pela Europa com a banda Tess (até no The Cavern Club, em Liverpool, os caras tocaram), fez um show voz, violão & violoncelo, acompanhado do violoncelista Cristiano Huzalo (foto abaixo). Depois do som do violão com cordas de nylon e da guitarra, o timbre do violoncelo é dos que mais gosto em instrumentos musicais. É muito bom o show da dupla, mostrando uma mistura de timbres acústicos diferente da que tradicionalmente se ouve pela noite da região.

Outra boa pedida é ver os rapazes do RockLord tocando. Numa quinta-feira fui a uma apresentação deles no Uruguayos Food&Music, onde os “andrés” Miler (guitarra), Dornelles (baixo) e Gabriel Pacheco (bateria) demonstraram competência e desenvoltura na clássica formação power trio. Além de canções conhecidas da MPB, do pop rock e do rock’n roll, a RockLord manda ver algumas de suas composições próprias, como Xalalá e Tudo Roda.

Já em São Jerônimo tive o prazer de conhecer num domingo desses o espaço cultural Tempero Literário, que tem tudo a ver com o nome, acrescido o devido acompanhamento musical. Um ambiente de bom gosto, com a grande vantagem de ter uma biblioteca à disposição. Bem coisa do Domingues, a cara dele (incluindo os óculos).

Acerca de atividades que estão/irão acontecer em Charqueadas, queria destacar três: a exposição dos trabalhos de alunos da Escola Arte Viva, que vai até o dia 31 no Solar Shopping; o 1º Passeio Ciclístico Dia das Crianças, promovido pela CDL, dia 25, com inscrições na CDL ou na loja e oficina de bicicletas Tadeu; e, por último, dia 24, no Live Studio, show internacional com as bandas Rebel Cats (México), Inmigrantes (Argentina) e Identidade (Brasil).

######

BANRISUL – Depois de décadas localizado ao lado da rodoviária, o Banrisul transferiu a agencia local para uma nova e moderna sede, próxima à prefeitura. Na última sessão da Câmara Municipal, a vereadora Patrícia Ferreira da Silva (PTB) fez uma proposição a fim de solicitar que o banco mantenha um caixa eletrônico nas proximidades do antigo endereço. Seria o ideal para os clientes.



Texto publicado nas versões impressa e online na seção de Opinião do Jornal Portal de Notíciashttp://www.portaldenoticias.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 24/10/2015
Comentários