Meu Diário
07/11/2017 20h02
Revolução Russa: 100 anos hoje ou dia 25 de outubro?

Como alguns periódicos estão comemorando hoje os 100 anos da Revolução Russa, vou explicar, novamente, o motivo dessa duplicidade de datas: em 1917, o calendário utilzado na Rússia era o juliano, que tinha uns dias de atraso em relação ao gregorino, utilizado em quase todo o Ocidente. 

Assim, a Revolução Russa, pelo calendário juliano, começou em fevereiro, com a queda do Czar, e foi "concluída" em outubro, com a tomado do poder pelos bolcheviques.  Quando se usa o calendário geegoriano, as datas passam para março e novembro, respectivamente. John Reed, em 10 Dias que Abalaram o Mundo, usa as datas corrigidas pelo calendário gregoriano. Já China Miéville, que lancou o livro Outubro (foto acima) recentemente, prefere se ater ao calendário vigente á época, o que eu acho, também, o mais adequado.

Para mim é 25 de outubro, a Revolução de Outubro, portanto.


Publicado por João Adolfo Guerreiro em 07/11/2017 às 20h02
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.