Meu Diário
08/06/2017 10h40
Há 40 anos surgia a Igreja Universal

Em 9 de junho de 1977, no Rio de Janeiro, era fundada a Igreja Universal do Reino de Deus - IURD. Começou com a pregação do líder, o bispo Edir Macedo, num coreto na capital carioca, depois passando para a garagem de um fiel. No início, o missionário RR Soares, cunhado de Macedo (é casado com a irmã mais jovem do bispo), pertencia à igreja. Marcelo Crivella, prefeito do Rio, é seu sobrinho e membro dos primeiros tempos da IURD.

A trilogia acima mostra como Macedo conseguiu, em 40 anos, formar do zero a potência religiosa que hoje é a IURD, com milhares de pastores e obreiros, milhões de fiéis e com uma forte presença na mídica empresarial brasileira, através da Rede Record. Para quem tem curiosidade em ver como esse personagem influente da atualidade dá testemunho de si e de sua obra, é uma boa pedida. A IURD, mais do que um fenômeno religioso, é, também, interessante do ponto de vista sociológico, político e cultural. 


Publicado por João Adolfo Guerreiro em 08/06/2017 às 10h40
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr